Sobre nós
HISTÓRICO
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da
Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi criado em 1990
com a finalidade de contribuir para a compreensão do
fenômeno educativo como um amplo campo de pesquisa, produção
e disseminação do conhecimento. Com base na compreensão de
que a educação é um ato humano que amplia as funções
psíquicas superiores dos sujeitos e os prepara para atuar em
sociedade e, portanto, abrange aspectos formais e não
formais do processo educativo, a proposta tem como um de
seus objetivos principais formar pesquisadores capazes de
professar o conhecimento em uma perspectiva universal.
Naquele momento, por iniciativa de um grupo de professores
do Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), em
convênio com a Faculdade de Educação da Universidade
Estadual de Campinas, foi implantado na UEM o primeiro Curso
de Mestrado em Educação do interior do Paraná, com uma única
área de concentração: Fundamentos da Educação. Tal proposta
teve origem na necessidade de formar pesquisadores e
professores da Educação Básica e Ensino Superior na região.
Em 2000, já em conjunto com professores do Departamento de
Teoria e Prática da Educação (DTP), foi elaborado um novo
projeto e o curso passou a ser denominado de Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPE). Nessa fase, o mestrado
ficou estruturado com base em duas áreas de concentração:
Fundamentos da Educação (FDE) e Aprendizagem e Ação Docente
(AAD).
Em 2005, na busca por maior verticalização, organicidade e
integração entre as pesquisas desenvolvidas, foi elaborado o
projeto de criação do curso de Doutorado em Educação, que,
tendo sido aprovado pela CAPES em 2006, começou a funcionar
no ano seguinte.
Em 2013, novamente o PPE passou por reformulações e
aprimoramentos: buscou maior mobilidade estudantil, melhorou
o intercâmbio institucional e intensificou esforços para o
aprimoramento do processo de internacionalização e adequação
aos padrões de qualidade da Pós-Graduação no Brasil.
Além disso, procurando garantir maior dinamicidade e melhor
qualidade aos cursos de mestrado e doutorado, realizou
avaliação e revisão detalhadas de seu regulamento, aprimorou
o sistema de abertura de vagas em todas as linhas de
pesquisa, com mudanças no processo anual de seleção, bem
como em seus componentes curriculares, de forma aperfeiçoar
o processo de formação de nossos discentes.
Nas reformulações promovidas ao longo do tempo, foi mantido
o pressuposto de que a educação abrange os processos de
produção e transmissão de conhecimentos construídos
socialmente. Com tal eixo norteador, a proposta de formação
oferecida pelo programa perpassa teorias e concepções que
fundamentam a educação escolar e não escolar, a estrutura e
a organização do sistema de ensino, as políticas públicas
educacionais e o processos de ensino-aprendizagem. Esses
aspectos são tratados em suas manifestações históricas e com
a finalidade de projetar alternativas de ação concreta na
educação.
Até 2021, o programa era constituído de uma área de
concentração denominada “Educação”, era articulado por três
linhas de pesquisa. A partir da Turma ingressante em 2022, o
programa passa a contar com duas linhas de pesquisa,
subdivididas em 2 eixos temáticos cada. Apesar de possuírem características e
conteúdos específicos essas linhas dialogam entre si e,
pautando-se em uma postura interdisciplinar, constituem uma
unidade que propicia uma abrangente formação ao pesquisador
em Educação, favorecendo a construção de uma visão ampla do
que seja o sujeito histórico e seus processos educativos.
Descrevem-se, a seguir, as linhas de pesquisa em andamento,
os objetivos gerais do programa, as regras gerais de seu
funcionamento, oferecendo também algumas informações sobre a
situação do programa no sistema de avaliação da CAPES.
LINHAS DE PESQUISA (Até
2021):
Ensino,
Aprendizagem e Formação de Professores (ENS)
Essa linha de pesquisa abrange investigações sobre os
processos de ensino, aprendizagem, desenvolvimento e
formação de professores no âmbito da educação escolar. A
compreensão é de que o contexto histórico, social, cultural
e político orienta as concepções e práticas pedagógicas na
contemporaneidade.
História
e Historiografia da Educação (HHE)
Essa linha de pesquisa compreende as investigações a
respeito das teorias e das metodologias da educação, da
pedagogia e das instituições educativas, historicamente
determinadas, o que implica a compreensão de que a Educação
abrange os processos de produção e transmissão de
conhecimentos construídos socialmente e relacionados às
formas de trabalho. Para a sistematização e a crítica desta
relação, são utilizadas fontes primárias e secundárias,
obras de autores clássicos e teorias de base. A análise das
temáticas investigadas é também objeto da própria
historiografia da educação.
Políticas
e Gestão em Educação (POL)
Essa linha de pesquisa tem como campo investigativo as
trajetórias históricas, os fundamentos teóricos, as ações de
sujeitos e instituições, as organizações e os processos da
política e da gestão em educação, os sistemas, as unidades,
os níveis, as modalidades e as práticas educacionais.
LINHAS DE PESQUISA (A
partir de 2022):
História
da Educação, Políticas e Práticas Pedagógicas
Ementa:
Estudo de políticas e de
instituições educacionais, de gestão de sistemas e de
organizações em diferentes contextos histórico-social e
cultural.
Eixo 1.1 Políticas Educacionais, Instituições
Educativas, Gestão de Sistemas e de Organizações;
Eixo 1.2 História, Formação Humana, Cultura e
Inclusão.
Ensino, Aprendizagem e
Desenvolvimento Humano
Ementa:
Estudo da organização dos
processos de ensino e aprendizagem e suas implicações no
desenvolvimento humano.
Eixo 2.1 Sociedade, Formação de Professores e
Diversidade;
Eixo 2.2 Linguagens, Tecnologias e Conteúdo
Escolar.
OBJETIVOS:
I – objetivo geral:
Qualificar profissionais para a produção e a
disseminação de conhecimento e o exercício de atividades de
pesquisa, de ensino e de extensão, no âmbito da educação.
II – objetivos específicos:
-
analisar políticas e instituições
educacionais, gestão de sistemas e organizações em
diferentes contextos histórico-social e cultural;
-
investigar as relações histórico-sociais
entre educação, política, cultura, inclusão e
diversidade;
-
compreender os processos históricos do
desenvolvimento humano no âmbito do ensino, da
aprendizagem e da formação docente;
-
desenvolver estudos acerca das
linguagens, das tecnologias e dos conteúdos escolares,
bem como sobre suas implicações no processo da formação
cultural.
ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA:
Área de Concentração: EDUCAÇÃO
Mestrado
em Educação
Prazo Mínimo para conclusão do Curso: 12 meses
Prazo Máximo para conclusão do Curso: 24 meses
Perfil do Aluno: O Mestrado formará profissionais para a
pesquisa em educação e docência nos vários níveis de ensino,
sobretudo, no ensino superior, bem como para outras atuações
em instituições ou agências que se ocupam da educação.
Doutorado
em Educação
Prazo Mínimo para conclusão do Curso: 24 meses
Prazo Máximo para conclusão do Curso: 48 meses
Perfil do Aluno: O doutor formado pelo PPE/UEM, além das
características indicadas para o mestre, deverá apresentar
autonomia intelectual e investigativa, capacidade de
fomentar e orientar grupos de pesquisas, assim como propor
alternativas de análise e atuação no campo da educação.
POSIÇÃO NO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA CAPES:
Nome:
EDUCAÇÃO
Coordenador(a):
ROSANGELA CELIA FAUSTINO
Nome do
Programa em Inglês:
Graduate Program in Education
Código:
40004015004P8
Área
Básica:
EDUCAÇÃO (70800006)
Área de
Avaliação:
EDUCAÇÃO
Situação:
EM FUNCIONAMENTO
Modalidade de Ensino:
Educação Presencial
Nível:
Mestrado
Código do
Curso:
40004015004M8
Nota do
Curso:
5 (Avaliação Quadrienal 2021)
Data da
Publicação:
02/09/2022
Nível:
Doutorado
Código do
Curso:
40004015004D9
Nota do
Curso:
5
(Avaliação Quadrienal 2021)
Data da
Publicação:
02/09/2022
Assunto
Normativo:
Renovação de Reconhecimento
Tipo de
Ato Normativo:
Portaria
Número:
0609
Data da
Publicação:
18/03/2019
Endereço
Eletrônico:
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=18/03/2019&jornal=515&pagina=63
Descrição:
Homologação do Parecer CNE/CES 487/2018 - Avaliação
Quadrienal 2017
Consulta -
Curso Reconhecido - Plataforma Sucupira/CAPES:
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf?popup=true&cd_programa=40004015004P8
|